Chuvarada

Prefeitura de Jaguari decreta situação de emergência pela 5ª vez este ano

"

O prefeito de Jaguari, João Mario Cristófari (PMDB), assinou o quinto decreto de situação de emergência deste ano no fim da tarde de quinta-feira. É o segundo por causa de danos causados pela chuva. O documento deverá ser encaminhado ao Governo do Estado para avaliação. As informações são da Rádio Gaúcha.

Chuva causa transtornos em rodovias e deixa desabrigados na Região Central

Ele conta que choveu mais de 250 milímetros desde o dia 19 de dezembro, o que fez com que o Rio Jaguari alcançasse 10,85 metros.

O decreto aponta que pelo menos 70 famílias que residem nos bairros Sagrado Coração de Jesus, Mauá e Núcleo Habitacional (Cohab) tiveram que sair de casa. São bairros que ficam próximos ao rio. As famílias buscaram abrigo nas casas de amigos e parentes.

Conforme o prefeito Cristófari, a zona rural foi a mais prejudicada pela chuva, principalmente as áreas de safra de arroz e fumo.

“Agora, eu posso dizer que 100% da área de arroz irrigado foi prejudicada. O fumo foi duramente atingido de novo, bem como os parreirais”, afirma.

Em outubro, a chuva e o vento castigaram Jaguari e outros municípios da Região Central. Foi esse o motivo do primeiro decreto de situação de emergência.

Além disso, estradas da zona rural foram interrompidas e sofreram danos por conta de alagamentos. Pontes, pontilhões e bueiros foram destruídos. Há famílias isoladas. As pontes de acesso ao 2º e 4º distritos estão com passagem interrompida por causa de alagamentos.

A Defesa Civil está em alerta e monitora áreas de risco.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Polícia apreende suspeito de matar padrasto em Santa Maria

Próximo

Eletricista da AES Sul desaparece após ser levado por cheia de rio em Agudo

Geral